Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
Oferecer espaços como laboratórios de informática e quadras esportivas aos alunos podem fazer a diferença no aprendizado do aluno de Ensino Fundamental de escola pública. E, nesses quesitos, a Região Central se destaca. É o que aponta um levantamento feito pelo Grupo de Trabalho (GT) da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), divulgado ontem.
Com informações gerais e divididas por regiões, o estudo traça um panorama da infraestrutura das escolas da rede pública da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação (PNE). As informações contempladas resultam do cruzamento de dados extraídos do software TC educa, do Censo Escolar e do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).
Alunos da Veterinária da UFSM arrecadam ração e medicamentos para trote solidário
No conjunto, 31 municípios da Região Central, ao lado da Região Metropolitana de Porto Alegre, apresentam os melhores desempenhos. Nessas duas regiões, quatro dos sete critérios analisados são atendidos em mais de 70% de suas escolas (confira no quadro).
- O importante em um relatório como esse é identificar os indicadores trabalhados e tentar situar o município nisso. Por exemplo, a questão da educação infantil que consta no Plano Nacional de Educação é uma das ações que estamos propondo por meio do Pró-Infância, onde visamos atingir melhorias - avalia a secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga.
No critério da infraestrutura, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, de acordo com a diretora, Juliana Cezimbra Conrado, um ponto que precisa ser corrigido é a acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Esse item, aliás, é o que conta com menos investimentos, segundo o estudo.
1.266 bolsas de pós-graduação da UFSM correm risco de ser suspensas em 2019
Para o coordenador adjunto da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Alaor Baptista Chagas, as condições estruturais da maioria das instituições estaduais em Santa Maria são boas.
- Consideramos que, em questões estruturais, as escolas estaduais estão muito boas. Cito o exemplo de dois ginásios de esportes que foram construídos há pouco tempo nas escolas Augusto Ruschi e Érico Veríssimo. A preocupação maior está na parte pedagógica, em que está sendo trabalhada a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais - destaca Alaor.
Nesse caso, está o Colégio Estadual Manoel Ribas. Segundo avaliação do vice-diretor, Álvaro Barreto Lisboa, a instituição preenche os itens de rede pública de esgoto, quadra esportiva, laboratório de informática, biblioteca, sala de professores e outras estruturas.
CRITÉRIO | REGIÃO CENTRAL | ESTADO |
Berçário | 27,09% (55 escolas) | 32,97% (1.304) |
Acessibilidade | 45,81% (93) | 46,47% (1.838) |
Rede pública de esgoto | 46,8% (95) | 43,64% (1.726) |
Rede pública de água | 77,34% (157) | 80,05% (3.166) |
Banheiros adaptados para a Educação Infantil | 74,88% (152) | 70,59% (2.792) |
Parquinho | 80,30% (163) | 79,44% (3.142) |
Total de escolas | 203 | 3.955 |
Total de alunos | 14.324 | 425.625 |
ENSINO FUNDAMENTAL
CRITÉRIO | REGIÃO CENTRAL | ESTADO |
Rede pública de esgoto | 37,64% (67 escolas) | 33,74% (1.058) |
Rede pública de água | 70,22% (125) | 69,38% (2.175) |
Acessibilidade | 48,88% (87) | 46,32% (1.452) |
Quadra esportiva | 70,22% (125) | 63,38% (1.987) |
Laboratório de informática | 77,53% (138) | 66,38% (2.081) |
Biblioteca | 45,51% (81) | 66,60% (2.088) |
Sala de professor | 76,40% (136) | 74,67% (2.341) |
Total de escolas | 178 | 3.135 |
Total de alunos | 27.191 | 640.736 |
ENSINO MÉDIO
CRITÉRIO | REGIÃO CENTRAL | ESTADO |
Rede pública de esgoto | 59,09% (39 escolas) | 54,67% (603) |
Rede pública de água | 93,94% (62) | 92,02% (1.015) |
Acessibilidade | 53,03% (35) | 56,12% (619) |
Quadra esportiva | 89,39% (59) | 83,68% (923) |
Laboratório de informática | 90,91% (60) | 92,38% (1.019) |
Sala de professor | 96,97% (64) | 94,83% (1.046) |
Biblioteca | 100% (66) | 95,47% (1.053) |
Total de escolas | 66 | 1.103 |
Total de alunos | 13.341 | 295.079 |